Limpando pacotes não utilizados no Ubuntu

Você instalou e desinstalou um monte de aplicativos, e quando você desinstala um aplicativo usando o apt-get remove suas dependências continuam no computador. Usar o aptitude pode ser uma boa saída, porem, algumas dependências são utilizadas por outros aplicativos. Ubuntu tem alguns métodos que irão liberar espaço em disco e tornar seu sistema operacional enxuto e rápido.

Primeiro de tudo, há alguns comandos que podem limpar o disco. O primeiro comando é o autoclean. O que autoclean faz é remover pacotes parciais do sistema. Para usar o autoclean digite o seguinte comando em um terminal:

sudo apt-get autoclean

O comando clean remove os pacotes que foram “cacheados” pelo sistema.  Para usar o clean digite o seguinte comando em um terminal:

sudo apt-get clean

Agora você pode usar o comando autoremove.  Ele remove os pacotes instalados como dependências após o pacote original ter sido removido do do sistema. Para usar o autoremove digite o seguinte comando em um terminal:

sudo apt-get autoremove

Esses passos ajudam na limpeza do sistema, porém se você testa muitos aplicativos antes de escolher um, recomendo que só faça isso no final.

fonte: http://www.stchman.com/cleanup.html

About these ads

One thought on “Limpando pacotes não utilizados no Ubuntu

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s